generic cialis 20mg
canadian online pharmacy rx
canadian online pharmacy lowest prices
canadian online pharmacy no prescription needed
Versão para impressão
PDF

Agricultores portugueses apostam cada vez mais nas renováveis

Agricultores_Portugueses_apostam_cada_vez_mais_nas_renovveisA Agricultura conta atualmente com cada vez mais soluções técnicas e comerciais inovadoras que permitem melhorar a eficiência energética das explorações e, consequentemente, obter uma redução de custos, entre eles, o da fatura da eletricidade. João Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Indústria Solar (APISOLAR), e Josué Morais, especialista em eficiência energética, refletem sobre a eficiência na utilização de recursos no mundo agrícola.

Fonte: Agronegócios

A intensificação sustentável, os desafios do uso eficiente do solo e da água, a importância da gestão do solo, a gestão da biodiversidade e a importância da agricultura para um desenvolvimento territorial equilibrado. Estes são apenas alguns dos muitos aspetos com que os agricultores e produtores se debatem cada vez mais. Objetivo? Reduzir custos e aumentar a eficiência da atividade económica.

João Carvalho, presidente da APISOLAR, considera «natural, à semelhança de outros setores da economia, a atenção crescente que o setor agrícola tem dado à utilização eficiente da energia, que se revela em muitos casos um fator de produção essencial à sua competitividade».

Neste setor em particular, «a utilização de fontes de energia limpas, produzidas localmente, é também um fator de sustentabilidade ambiental fundamental à sua atividade», realça, lembrando que por estes motivos, encara com naturalidade «a opção por este tipo de investimentos, e prevejo que assim continue no futuro».

João Carvalho diz que o solar fotovoltaico e térmico «são claramente as tecnologias preferidas pelos empresários agrícolas».

«Os volumes de investimento necessários e a flexibilidade de instalação e de utilização da energia são fatores que diferenciam positivamente estas tecnologias. Imagino que seja por isso que são claramente as tecnologias preferidas…», refere.

O presidente da APISOLAR considera que Portugal, nesta matéria está a fazer o «trabalho de casa» ao nível das soluções eficientes disponíveis no mercado.

«Está a fazê-lo, mas isso é um trabalho sem fim».

Para o responsável, o grande desafio, neste momento, «está na gestão da utilização da energia solar, pois sendo esta um recurso intermitente é fundamental que existam processos de gestão e controlo adequados às características da produção agrícola».

«Neste setor, vemos com agrado algumas empresas portuguesas a oferecer soluções muito interessantes, que vão muito além da oferta de um simples conjunto de painéis solares», acrescenta.

Fonte: Agronegócios

FacebookTwitterLinkedin

Apisolar

CALENDÁRIO EVENTOS

Junho 2017
D S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Galeria Associados

galeria

Novo Associado

         helexia

Contacte -nos

APISOLAR - Associação Portuguesa da Indústria Solar


Travessa dos Inglesinhos nº 52, r/c sala 3
1200 – 223 Lisboa


GPS (38°42'46.0"N 9°08'47.1"W)


Tel.: (+351) 910 309 010

Email: apisolar@apisolar.pt