generic cialis 20mg
canadian online pharmacy rx
canadian online pharmacy lowest prices
canadian online pharmacy no prescription needed
Versão para impressão
PDF

A APISOLAR concluiu com sucesso a primeira fase de formações sobre etiquetagem energética

FORMAÇÃO Label Pack A+

A APISOLAR concluiu com sucesso a primeira fase de formações sobre etiquetagem energética

A partir de 26 de setembro de 2015, e no contexto da promoção de soluções cada vez mais eficientes, passou a ser obrigatória a emissão de etiquetas de classificação energética para aos sistemas de aquecimento que integrem equipamentos produtores de calor (caldeiras, painéis solares e depósitos de Água Quente Sanitária) - Diretiva Energética (ErP-EuP).

Formao_artigo_dados_totais

Na sequência desta nova regulamentação e ao abrigo do projeto Label Pack A+, a APISOLAR realizou um conjunto de ações de formação com vista a clarificar o conteúdo e a aplicabilidade desta diretiva, assim como elucidar sobre a utilização da ferramenta de cálculo online disponibilizada gratuitamente pelo projeto, ferramenta esta que tem por base a fórmula de cálculo desenvolvida pela Comissão Europeia.

Os profissionais do ramo do aquecimento, responderam com elevado interesse e adesão ao conjunto de 8 ações dispersas pelo país, perfazendo um total de 173 participantes.

As atividades foram promovidas por diversos meios, mailing direto, redes sociais e publicações do setor, páginas da APISOLAR, ADENE e DECO, páginas nacional e europeia do projeto Label Pack A+ e plataforma de stakeholders que nacionalmente apoiam o projeto.

Os resultados do inquérito realizado aos formandos após as formações evidenciam um elevado grau de satisfação global quer relativamente aos conteúdos da formação (quer à metodologia utilizada, revelando que, para a maioria dos inquiridos, o tema tem relevância no seu dia a dia profissional. Mais de metade dos profissionais presentes nas formações não tinham assistido a qualquer formação sobre o tema e afirmam que após a formação, para além da aquisição de conhecimentos sobre o tema, se sentem habilitados a calcular e emitir a etiqueta energética de sistemas de aquecimento. 

Etiqueta

A regulamentação da etiquetagem energética de sistema de aquecimento decorre da Diretiva de Etiquetagem Energética que promove a adoção de equipamentos mais eficientes. No caso dos produtos e sistemas de aquecimento, é a primeira vez que uma tecnologia de aproveitamento de energia renovável, neste caso solar térmico, é considerado no cálculo da classe de eficiência energética. Procura-se assim fomentar a adoção destas soluções com elevado impacto na eficiência energética do sistema global, e poupanças reais na fatura energética de aquecimento.

Para o consumidor, a etiqueta energética é uma importante ferramenta de comunicação e apoio à decisão, pois permite a fácil comparação da eficiência energética dos equipamentos segundo critérios claros e uniformes.

A implementação dos regulamentos delegados que operacionalizam a etiquetagem energética de produtos e sistemas de aquecimento (DC (EU) No 811/2013 e DC (EU) No 812/2013 de 18 Fevereiro 2013) conta com o apoio do projeto europeu Label Pack A+, liderado pela ESTIF – Federação Europeia da Indústria Solar Térmica e financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa Horizon2020.

 Em Portugal o consórcio tem a participação da ADENE - Agência Para a Energia, enquanto líder nacional de projeto, da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e da APISOLAR –  Associação Portuguesa de Energia Solar. Para além de Portugal estão representados outros países como França, Itália, Áustria, Reino Unido e Alemanha.

O plano de atividades do projeto prevê a realização de novas ações de divulgação, formação e sessões de esclarecimento distribuídas pelo país e cujas datas e locais serão devidamente comunicados.

Para mais informações sobre o Label Pack A+, por favor, visite a página do projeto em http://www.label-pack-a-plus.eu/portugal/

FacebookTwitterLinkedin

Apisolar

CALENDÁRIO EVENTOS

Junho 2017
D S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Galeria Associados

galeria

Novo Associado

         helexia

Contacte -nos

APISOLAR - Associação Portuguesa da Indústria Solar


Travessa dos Inglesinhos nº 52, r/c sala 3
1200 – 223 Lisboa


GPS (38°42'46.0"N 9°08'47.1"W)


Tel.: (+351) 910 309 010

Email: apisolar@apisolar.pt